sábado, 25 de fevereiro de 2012

Reencontros "rebelianos"


No domingo dia 4 de março, serão retomadas as atividades do projeto Escritores ao ar livro, das 10 às 13h., na praça Getúlio Vargas, na praia de Icaraí. O espaço oferecido pelo escritor e publicitário Paulo Roberto Cecchetti congrega outros escritores, leitores e demais amantes da cultura. A partir de hoje, durante toda semana, até a referida data, o Blog Literatura-Vivência brindará com seus leitores alguns dos Escritores ao ar livro, publicando seus textos.
Será tim-tim até o domingo da semana que vem...


Foto: Carolina Tavares (Praia de Icaraí - Niterói), Blog: Café com canela


Um reencontro

                                                                                                                       Sandro Pereira Rebel

 Há casos em que os encontros
 que revolvem tempos idos
acabam em desencontros
confusos e doloridos.
 Reencontro com velhos amigos que há muito tempo não se vêem é gostoso, sim, mas às vezes se torna complicado. Vejam, por exemplo, o que me aconteceu na última manhã de domingo: de repente, em meio à habitual caminhada pelo calçadão de Icaraí, dou de cara com alguém e logo lhe abro os braços, esfuziante:
 – Lineu! Oh, Lineu, que prazer revê-lo!
 E o Lineu não se fez de rogado. Bastou-lhe olhar-me uma só fração de segundo para corresponder por inteiro a toda a efusão do meu abraço:
– Mas é você mesmo?  Nem acredito! Quanto tempo, meu Deus!
 – Poxa, Lineu, que felicidade! Por onde andou? Vamos, me conta. Afinal, 40 anos, no mínimo, já se passaram desde que nos vimos pela última vez, não? 
E daí pra frente o papo correu solto, entre um chopinho e outro no primeiro bar que encontramos nas imediações. Foi um tal de perguntar por fulano e por sicrano e por beltrano, que não tinha mais fim. E   – o que é pior –   o mais das vezes, as respostas, quer do meu lado, quer do lado do Lineu, eram quase sempre as  mesmas:  nunca mais vi; soube que andava muito doente; vi outro dia, coitado, nem parecia aquele...
Até que, em determinado momento, o Lineu se dirigiu a mim chamando-me, pela primeira vez, pelo que supunha fosse o meu nome:
 – Mas, e você, Eduardo, meu caro Dudu, o xodó das liceistas, me fala mais de você, da família, do que tem feito, de como, enfim, tem sido a sua vida.
Já por aí, vêem, a coisa começava a complicar-se: o Lineu tinha trocado meu nome...  Mas, pensando bem, que importância tinha isso? O importante eram as boas lembranças que ele estava me trazendo. Aliás, só agora percebo, eu também não era capaz de jurar que o nome dele fosse mesmo Lineu. Não seria Alceu?
 Resolvi, então, assumir convicto o papel do Dudu e continuar recordando outros amigos comuns que, àquela altura, conseguiam ainda não ter sido mexidos naquele cipoal de cinzas que estávamos revolvendo.
– E o Jarrinha, tem notícias dele?
– Ah, o Jarrinha! Que apelido mais louco, né? Pois você não soube, Dudu? O Jarrinha já se foi há uns três ou quatro anos. Câncer, sabe. E no fígado, quer dizer, em poucos meses se acabou, coitadinho! Era um bom menino. Um tanto descabeçado, mas, no fundo, um bom menino sim. Que Deus o tenha, né?
 – É  – concordei –,  que Deus o tenha.
Mas, a partir daí, obviamente, a conversa já não prosseguiu tão animada nem aquele reencontro continuou sendo tão festejado. Afinal, Jarrinha era nada mais nada menos que o meu apelido dos tempos de Liceu lá na minha cidade natal, a gloriosa Campos dos Goytacazes...


Divulgação Cultural
Clique na imagem para ampliar)


"Luís Antônio Pimentel - 100 anos em foco", uma retrospectiva da vida do jornalista, professor, historiador e poeta Luís Antônio Pimentel que, em 29 de março, completa 100 anos! A exposiçãoacontece no Solar do Jambeiro, com vernissage no dia 22 de março, 5ª feira, às17 horas. A curadoria é do fiel amigo e também poeta, Paulo Roberto Cecchetti.No dia 19 de abril haverá um "talk show", às 16 horas, com a presençado homenageado. A exposição fica aberta para visitação até 29 de abril,domingo, no horário de funcionamento do Solar. Na foto um bico de pena dosaudoso artista plástico Miguel Coelho com haicai do Pimentel.

Se gostou da leitura, não esqueça de recomendar o Literatura-Vivência no Google [+1]

15 comentários:

  1. Excelente crônica!
    Cheia de atmosfera.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o Sandro, cronista dos bons, sempre bem humorado até quando se queixa de alguma coisa! Obrigado pela crônica gostosa, Sandro. Um forte abraço. Nos veremos em breve nos "Escritores..."
    Carlos Rosa Moreira.

    ResponderExcluir
  3. Caro Kahlmeyer,

    O Literatura-Vivência cuida muito bem deste tal Sandro Rebel! Deste modo ele ficará mal acostumado e nós continuaremos com ciúmes!

    Brincadeirinha rsrsrsr...

    Salve o Sandro Rebel!

    César Augusto

    ResponderExcluir
  4. Prezado Roberto.
    O tema da excelente crônica de Sandro Rebel é muito delicado. Se por um lado proporciona textos humorísticos dessa qualidade, por outro faz-nos temer a caduquice que nos espera. De um jeito ou de outro, enfrentemo-la com bom humor; se possível, claro.

    Abraço, Gilson

    ResponderExcluir
  5. Excelente, Sandro! Já lhe disse, há anos, que é ótimo cronista! Lembra-se do nosso encontro, na Moreira César, quando o cumprimentei por seus escritos memoráveis? Ainda bem que eu sabia seu nome desde a juventude. Não confundi.

    Parabéns também ao Roberto por divulgar valores legítimos da cidade.

    Dalma.

    ResponderExcluir
  6. Prezado R. S. Kahlmeyer-Mertens,

    Conheci este seu Blog hoje e adorei! O Blog é tudo de bom!

    Já reveirei o Blog todo, do início ao fim e gostei de todas as suas matérias!

    Vou acompanhar sempre você.

    Abraços,

    Ângela Malta

    ResponderExcluir
  7. Mais uma excelente ideia. Parabéns, querido Robert!
    Belvedere

    ResponderExcluir
  8. Aproveito para abraçar Cecchetti pela agitação cultural relevante que tem feito na cidade. Valeu, Grande Cecchetti!
    Belvedere

    ResponderExcluir
  9. Roberto,
    Grato pelas duas notas! Nos vemos dia 4 de março. Att.
    P.R.Cecchetti

    ResponderExcluir
  10. Roberto,

    Parabéns pela escolha e divulgação da crônica do meu pai, o escritor Sandro Rebel.

    A música Paradise, do Coldplay, torna a página do blog ainda mais bonita!

    Parabenizo o meu pai pelo humor leve, criativo e inteligente. Continue produzindo, papai!!!!

    ResponderExcluir
  11. Lembrei do Vinícius de Moraes: "A vida, amigo! A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro nesta vida". A crônica é um belo exemplo. Um abraço.
    Mauro Nunes

    ResponderExcluir
  12. Temos o prazer de informar que a presente postagem acaba de integralizar 300 acessos no intervalo de menos de 24h.

    ResponderExcluir
  13. Excelente esta crônica!... Por este e outros excelentes trabalhos com que nos tem presenteado, parabenizo-o Kahlmeyer-Mertens!

    ResponderExcluir
  14. Finalmente encontrei algo que eu gosto de ler: crônica! Parabéns ao escritor Sandro Rebel pela crônica reflexiva e não menos engraçada! Boa lembrança a do Sr. Mauro Nunes, resgatando as palavras de Vinícius de Moraes. A foto que emoldurou esta postagem é linda!

    ResponderExcluir