sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

"Imortais", três pequenas crônicas de Carlos Rosa Moreira





Imortais

                                                                                                                              Carlos Rosa Moreira

Não havia nada nas noites daquela cidadezinha. Eu voltava para o hotel quando o celular tocou e me deram a notícia. Foi ruim, um momento terrível, mas, que jeito? Ainda caminhei uns passos, então lembrei de convidá-lo para tomar uma cerveja. Tinha um pequeno boteco, o único ainda aberto, mas Osmar aceitou na hora.

─ Uma cerveja e dois copos ─ pedi ao rapaz do boteco.

─ Dois copos?

─ É, dois copos.

A cerveja veio e servi o Osmar e a mim do jeito que gostamos, com um bom colarinho. Ele puxou o cigarro de sempre; eu peguei um charuto.

─ Você tem que fumar um desses, Osmar. Pelo menos, não traga.

─ Bobagem, prefiro os meus ─ e terminou a frase com uma tosse daquelas.

Então conversamos sobre velhas coisas, as coisas das quais ele mais gostava. Falamos de comida de boteco, de roça e sertão, do bem que a chuva mansa faz às folhagens, do perfume das leiras ao cair a tarde, dos nossos filhos. Cheguei a iniciar uma conversa sobre assombração, mas não seria de bom tom. Um bêbado tentou sentar na cadeira do Osmar.

─ Eh! Sai pra lá, meu chapa, não tá vendo o meu amigo aí, pô!

O bêbado arregalou os olhos para mim e saiu de banda.

Osmar e eu ainda conversamos muito. Só fomos embora porque o boteco fechou. Ele me levou até o hotel e depois sumiu na noite das calçadas. Foi um dia triste aquele, mas, pelo menos, passamos umas horas de conversa, né companheiro?
E temos conversado muito nesses “bares da vida”. Tem garçom que traz a cerveja preferida do Osmar antes de a gente pedir. Imagine quando estivermos juntos de vez, hein Osmar? Mas... será que vai ter cerveja?


***


Ah, meu caro Chico, hoje me lembrei de você. Você sabe, faz tempo que deixei as montanhas. Mas da última vez, na Travessia, você estava comigo, não estava? Tenho certeza de que estava. Mas lembrei de você por outro motivo, foi por causa de uma loira que subiu as escadas na minha frente, num prédio aqui do centro da cidade. Chico, parecia aquela loira do Pão de Açúcar... Lembra? Foi na abertura da temporada de 1989, quando escalamos pelo Costão. Estávamos no “Jacó”, respirando um pouco, quando surgiu a loira. Passou por nós como o vento, pôs um pezinho aqui, outro ali, abriu spagat e, num átimo, transpôs aquela “escadinha” de pedra e sumiu escalando paredão acima. Nós ficamos embaixo, de bocas abertas com as cordas nas mãos, apreciando a técnica da loira e o espetáculo que o short largo ofereceu.
Depois daquele dia no Pão de Açúcar ainda subimos muitas montanhas. Subimos não, eu subi e encontrei você lá em cima no ar frio e cristalino que amamos. Faz tempo, Chico, que não pego uma trilha ou desafio um paredão, mas qualquer hora o encontro aí nas alturas, nessa relva baixa e perfumada onde as árvores não crescem e onde os riachos congelam no mês de julho. Qualquer hora, companheiro...


***

Roberto, amigo véio, hoje eu fui pro mar. Fazia tempo, rapaz. Chamei e esperei, mas você não apareceu. Ou estava lá e eu não vi? feito aqueles cações de Arraial que nadavam invisíveis entre a gente, lembra? Bons tempos, né Roberto? Hoje havia ondas perfeitas em Itacoá, mas a água estava tão clara que preferi ficar por aqui. Há três dias um sudoeste trouxe boas águas lá do oceano, “água roxa”, como gostamos. Refiz nossos percursos, atravessei os lajeados e depois me deitei naquela pedra lisa da ilha. Havia tainhas na superfície e badejos no fundo, mas eu só desejava nadar. Puxei assunto com você na pedra, como fazíamos ao retornar dos mergulhos, mas você não respondeu. Um solitário pescador de linha chegou a se assustar comigo, pois eu falava, falava e ria muito de uns fatos engraçados acontecidos com os nossos amigos. Acho que você estava lá, meio emburrado e quieto daquele seu jeito. Depois parei de falar e fiquei admirando o mar. A gente vai, Roberto, e nada muda. Tinha aquela brisa mansa soprando de sul, e na ponta da Fortaleza o espumeiro de sempre, formado pelas ondas desse vento calmo. O perfume da maresia enchia os pulmões, ah... como é bom o cheiro de mar! Tem mar aí, Roberto?




Divulgação Cultural
(Clique na imagem para ampliar)



Se gostou da leitura, não esqueça de recomendar o Literatura-Vivência no Google [+1]

16 comentários:

  1. Caramba, eu só fui entender que as três crônicas tratavam de lembranças de gente morta depois que assisti ao pequeno clip do final. Foi só aí que a "ficha caiu".
    A prosa do Carlos Rosa Moreira é muito sutil! Parabéns Carlos, parabéns Khalmeyer.

    ResponderExcluir
  2. Molulo Gonçalves (Santa Comba Dão - Portugal)20 de janeiro de 2012 às 10:32

    É um texto impressionista com borrifos de surrealismo!

    É preciso se ter a experiência do mar para senti-lo.

    Matéria de primeira!

    ResponderExcluir
  3. Branca Eloysa Pedreira Ferreira20 de janeiro de 2012 às 11:27

    Foi ler o primeiro conto e sentir o amigo Carlos Rosa. No do Pão de Açucar , levantei e fui olhar os
    bondinhos que estão bem em cima de minha cabeça nesta nova moradia da Urca e fiquei esquecida
    pois desandei a encontrar "imortais" de minha juventude. Vontade de plagiar Carlos. Os textos de
    Carlos Rosa mexem comigo. Adorei, Roberto, o blog.

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo, poesia que faz falta hoje em dia. quando prevalecem as sandices do BBB.

    ResponderExcluir
  5. Literatura BOA, isto é VALOR!

    O blog reune e dá visibilidade a uma elite de literatos!

    Parabéns ao cronista e ao Literatura-Vivência.

    Marthinha

    ResponderExcluir
  6. kahlmeyer
    obrigado por valorizar obstinadamente as letras, a cultura e a intelectualidade de niterói
    reconheço seu trabalho
    marco

    ResponderExcluir
  7. Wanderlino Teixeira Leite Netto20 de janeiro de 2012 às 14:38

    Estimado Carlos Rosa,Que beleza! Quanta ternura! Ultimamente, também ando a afagar meus mortos... e são tantos... No último 31 de dezembro, ao me despedir de Marina, minha mãe, as lágrimas brotaram mas não fluíram. Somente agora, lendo seus textos, elas vieram fartas. Obrigado, amigo.Forte abraço, Wanderlino

    ResponderExcluir
  8. Pois é... quando no tarde da vida a gente começa a pensar muito na morte é sinal que já estamos sentindo a presença da "fedorenta"!

    Desconjuro!

    Dercy Gonçalves

    ResponderExcluir
  9. Dercy Gonçalves!!!

    Tá certo que a internet desconhece fronteiras, mas não sabia que ela também fazia conexão com o além!

    Rsrsrsrsrs

    Iran

    ResponderExcluir
  10. Para estar escrevendo do além, ela deve usar internet com chip, Chip Xavier.

    ResponderExcluir
  11. Diferentemente do que disseram aí, nada entendo de mar, embora more diante dele e senti toda a sensibilidade da prosa de Carlos Rosa Moreira, que flutua leve como barco vagaroso sobre as ondas.

    ResponderExcluir
  12. Volto a felicitá-lo, Roberto, por mais uma excelente postagem O trabalho do Carlos é mesmo muito pra lá de bom, belo, inteligente e criativo.. Dizem que ter inveja é feio. Diante dele, então, socorro: estou morrendo de feiúra!

    Sandro

    ResponderExcluir
  13. Posta algo sobre Clarisse Lispector!

    ResponderExcluir
  14. AMEI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Belvedere

    ResponderExcluir