O amor segundo Luís Antônio Pimentel - Editora Nitpress
Lançamento:
Dia 23 de março de 2012, às 19 horas, no Teatro Municipal de Niterói, precedendo a estreia da peça "12 dias com Leviana", primeira adaptação de texto de Luís Antônio Pimentel para o teatro.
Organização:
Luiz Augusto Erthal e Luiz Antonio Barros
Sinopse:
Antologia de textos em prosa e verso de Luís Antônio Pimentel colocados, ao longo de sua produtiva carreira de poeta e escritor, na órbita temática do amor. São haicais eróticos, trovas, sonetos e poemas, extraídos de várias de suas obras, além de uma novela completa - 12 dias com Leviana -, que tangem não somente o amor eros, mas as muitas formas e manifestações do mais sublime dos sentimentos, traduzidas através da sensibilidade de um autor centenário em sua intensa experiência de interpretação do mundo. O livro contempla toda a diversidade de recursos estilísticos e literários de Pimentel e ainda bonifica o leitor com algumas de suas mais belas fotografias femininas, pertencentes ao acervo da Sociedade Fluminense de Fotografia, da qual é o único fundador vivo. Revela, assim, vários olhares desse artista multifacetado, no momento em que comemora os seus 100 anos de vida, sobre o amor e o universo feminino.
Estrutura do livro:
Parte pré-textual:
- Apresentação de Luiz Augusto Erthal
- Prefácio de Roberto Kahlmeyer-Mertens
Parte textual:
- Haicais, trovas, sonetos, poemas e a novela 12 dias com Leviana, além de fotos femininas de Luís Antônio Pimentel.
Parte pós-textual:
- Posfácio "Luís Antônio Pimentel e a fotografia", de Antônio Machado, presidente da Sociedade Fluminense de Fotografia
- Glossário de Luiz Antonio Barros
- Dados biobibliográficos de Luís Antônio Pimentel, por Graça Porto
Sobre a editora:
Única editora do estado focada em literatura fluminense, a Nitpress se orgulha de ter em Luís Antônio Pimentel o maior expoente de seu cast de escritores. Em 2007, publicou o livro Haicais onomásticos, primeiro trabalho inédito de Pimentel após a publicação, em 2002, de suas Obras Reunidas, pela Niterói Livros. Em 2009, ano do centenário da imigração japonesa para o Brasil, publicou uma edição comemorativa de Contos do velho Nipon, primeiro livro de contos japoneses lançado no Brasil, em 1940. Além de incluir textos de Luís Antônio Pimentel em várias antologias, a Nitpress tem publicado, também, um conjunto de livros em que o doutor em filosofia Roberto Kahlmeyer-Mertens vem se dedicando ao estudo da obra do autor, dos quais se destacam Verdade-Metafísica-Poesia (2007) e Fenomenologia do Haicai (2010).
Divulgação Cultural
(Clique na imagem para ampliar)
A foto retrata a personalidade mais celebrada de Niterói.
Luís Antônio Pimentel,
às vésperas de seus 100 anos de idade,
figura em jornais, agendas, livros e em sítios da internet.
Esqueceu-se, contudo, de dar crédito ao autor desta bela obra.
A foto colhida e editada pelo design gráfico Will Martins
virou a referência do centenário de Pimentel.
Todo crédito a quem trabalha pela cultura!
É preciso não se esquecer disso.
Prezados usuários de Literatura-Vivência, os conteúdos do Blog são franqueados a todos que desejarem usá-los, contanto que creditada a fonte. A observância a este ponto, antes mesmo de ser obediência à rigorosa legislação brasileira de direitos autorais (lei 5,988 de 14/12/1973) é, aqui, apreciada como cooperação com os veículos que ajudam a difundir e apoiar a cultura de nosso estado. Agradecemos, portanto, a dileta referência.
ResponderExcluirCaro doutor Roberto
ResponderExcluirAbri sua última mensagem sobre o historial do grandioso Luís Antônio Pimentel. Seu Blog,
também grandioso.
A verdade tem que ser dita.
É, como o azeite: sempre acima da água.
Abraço
José Pais.
A literatura brasileira agradece tamanho talento.
ResponderExcluirParabéns.
Um abraço.
Mauro Nunes